Skip to content
Key findings
  • Mais de dois terços (69%) dos Cabo-verdianos identificaram a violência baseada no gênero como a questão mais importante relacionada aos direitos das mulheres a ser abordada pelo governo e pela sociedade.
  • A maioria (58%) dos Cabo-verdianos dizem que a violência contra as mulheres e raparigas é "não muito comum” ou “nada comum” nas suas comunidades, mas 38% discordam. o Os residentes urbanos são mais propensos do que os residentes rurais a dizer que a VBG é uma ocorrência comum (43% contra 26%). Esta percepção também é mais difundida entre os cidadãos sem educação formal (45%) e aqueles que vivem em situação de pobreza elevada (42%) do que entre os seus homólogos mais instruídos e em melhor situação.
  • Constitui praticamente uma unanimidade (97%) entre os Cabo-verdianos a defender que não se justifica nunca os homens usarem a força física contra as suas esposas.
  • Mais de metade (53%) dos Cabo-verdianos afirmam que a mulher será criticada, assediada ou troçada na sua comunidade caso ela for à polícia denunciar que foi vítima da VBG.
  • A maioria (80%) dos cidadãos acreditam que se uma mulher for à polícia para fazer uma denúncia por ter sido vítima de violência baseada no gênero, é muito provável que o caso seja tomado seriamente pela polícia.
  • Oito em cada 10 Cabo-verdianos (80%) dizem que a violência doméstica é uma questão criminal cuja resolução completa requer o envolvimento de agentes de aplicação da lei, ao invés de um assunto de forum privado que deve ser tratado e resolvido no seio da família.

As medidas socioeconômicas resultantes do isolamento durante a pandemia do COVID-19  e a atual crise econômica mundial, que se agudizou com os efeitos da guerra na Ucrânia e  da subsequente crise inflacionária, têm contribuído para aumentar a vulnerabilidade da  mulher na sociedade. De acordo com a ONU Mulheres (2021), desde o surto da COVID-19,  os dados e relatórios emergentes mostram que a nível mundial todos os tipos de violência  contra as mulheres e raparigas, particularmente a violência doméstica, se intensificaram,  fenômeno que ficou conhecido como a “pandemia sombra.”  

A violência baseada no gênero se enquadra num leque de prejuízos e desigualdades nas  relações sociais entre homens e mulheres, que são produzidas e reproduzidas por práticas  quotidianas impregnadas num sistema de dominação que resiste a desaparecer (Comissão  Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, 2020). Isto apesar da Lei No. 84/VII/11,  também conhecida como Lei VBG, veio tornar público e autonomizar o crime da violência  com base no gênero, com o objetivo de redefinir as construções sociais à volta da ideia de  masculinidade e feminilidade em Cabo Verde. Os casos continuam frequentes: Segundo  dados do Ministério Público (2021), apesar de uma diminuição de 2,1% no número de  processos que deram entrada em 2020/2021, em relação a 2019/2020, estes números  continuam significantes com as maiores incidências registradas na Praia (1.585), no Sal  (1.040), em Santa Catarina (336), em São Vicente (265), em Santa Cruz (230), no Tarrafal  (162), na Boa Vista (158) e, em São Filipe (151). O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade  e Equidade de Género apontou para um aumento na procura dos seus serviços em 2022  (Expresso das Ilhas, 2022). Além disso, muitos casos de VBG não são notificados (Palermo,  Bleck, & Peterman, 2014). 

Neste contexto, analisamos como os Cabo-Verdianos percebem questões de violência  baseada no gênero. Os resultados do mais recente inquérito da Afrobarometer (2021/2022)  mostram que enquanto a maioria da população identificam a violência baseada no  gênero como a questão mais importante relacionada aos direitos das mulheres a ser  abordada pelo governo e pela sociedade, esta mesma violência não é considerada um  problema frequente nas suas próprias comunidades.  

A maioria dos cidadãos dizem que os homens nunca têm justificativa para usar a força física  para disciplinar suas esposas. A maioria consideram a VBG um assunto criminal, em vez de  um assunto privado a ser resolvido dentro da família, e acredita que a polícia  provavelmente levará a sério os casos relatados de VBG. Mas mais da metade também  considera provável que uma mulher que denuncie tal crime à polícia seja criticada,  assediada ou envergonhada por outras pessoas da comunidade.

Jose Semedo

Jose Semedo is the Managing Director of Afrosondagem.

Aleida Borges

Aleida Cristina Mendes Borges is a jurist and doctoral candidate at King's College London