Skip to content
News release

A maioria dos Moçambicanos veem o país indo na direção certa, revela o inquérito do Afrobarometer

22 Dec 2023 Mozambique
Download
Comunicado de imprensa
Key findings
  • Mais de metade (54%) dos Moçambicanos dizem que o país está a ir na direção certa, enquanto 41% dizem que está a ir na direção errada (Figura 1). o A opinião de que o país está a caminhar na direção errada é particularmente comum no Sul (62%, contra 32% e 39% no Centro e no Norte) e nas cidades (51%, contra 35% nas zonas rurais).
  • Uma pluralidade (46%) de cidadãos consideram a atual situação económica do país "bastante boa" ou “muito boa," embora quase quatro em cada 10 (38%) afirmem que é "bastante má" ou "muito má" (Figura 2). o Mais uma vez, os residentes no Sul (53%) e nas cidades (47%) são mais propensos a descrever a situação económica do país como má do que os seus homólogos de outras regiões e das zonas rurais.
  • Apenas cerca de um terço (35%) dos cidadãos afirmam que as suas condições de vida pessoais são "bastante boas" ou "muito boas," enquanto a mesma proporção as descrevem como "bastante más" ou "muito más." As mulheres são um pouco mais propensas do que os homens a descrever as suas condições de vida pessoais como boas (37% contra 32%), enquanto os residentes rurais são mais propensos do que os urbanos a dizer que são más (47% contra 36%).
  • Mais de quatro em cada 10 Moçambicanos (44%) dizem que eles ou membros da família ficaram sem comida suficiente "várias vezes," "muitas vezes" ou "sempre" durante o ano passado (Figura 4). o A escassez frequente de alimentos era mais comum no Norte (54%) do que no Centro (44%) e no Sul (29%), e mais comum nas zonas rurais (51%) do que nas cidades (33%).
  • Quase dois terços (64%) dos cidadãos declaram ter passado frequentemente sem um rendimento em dinheiro durante o ano passado.

A maioria dos Moçambicanos consideram que o seu país está a ir na direção certa, segundo o último inquérito do Afrobarometer.

Uma pluralidade (46%) de cidadãos consideram a atual situação económica do país “bastante boa” ou “muito boa,” embora uma minoria substancial a descrevam como má. Menos de quatro em cada 10 cidadãos descrevem as suas condições de vida pessoais como boas. Embora muitos Moçambicanos relatem ter ficado sem comida suficiente e sem um rendimento em dinheiro durante o ano passado, a maioria dizem esperar que a situação económica do país melhore num futuro próximo.