Skip to content
News release

Os Cabo-verdianos revelam-se cada vez mais como defensores convictos da equidade de género, mostra o inquérito

15 May 2023 Cabo Verde
Download (Portuguese)
Comunicado de imprensa
Key findings
  • Nove em cada 10 Cabo-verdianos (89%) “concordam” ou “concordam fortemente” que as mulheres devem ter as mesmas chances de serem eleitas para cargos políticos que os homens. Homens e mulheres partilham em proporções iguais da mesma opinião.
  • A maioria (80%) dos Cabo-verdianos discordam que os homens deveriam ter mais direito a um emprego do que as mulheres quando o emprego é escasso. A proporção de mulheres que discorda é superior a dos homens (83% contra 74%). Quanto maior o nível de escolaridade maior é a proporção dos indivíduos que discordam deste tipo de prioridade favorável aos homens, passando de 74% entre os inquiridos sem nenhuma escolaridade formal, para 93% entre os detentores do nível pós-secundário.
  • Constitui quase uma unanimidade entre os Cabo-verdianos (92%) dizem que as mulheres devem ter os mesmos direitos que os homens de possuir e herdar terrenos.
  • Oito em cada 10 Cabo-verdianos (80%) afirmam que hoje, no nosso país, mulheres e homens têm oportunidades iguais de conseguir um emprego que pague um salário. Entretanto, nota-se diferenças assinaláveis em termos de sexo (92% de homens contra 83% de mulheres) e de nível de escolaridade (93% entre os detentores do nível pós-secundário contra 74% entre os inquiridos sem nenhuma instrução).
  • Nove em cada 10 cidadãos (90%) pensam que mulheres e homens têm oportunidades iguais de possuir/herdar terras, com poucas diferenças entre os diversos grupos socio-demográficos.

Não obstante o fato de que a maioria dos cargos eletivos ainda são ocupados por homens, os Cabo-verdianos concordam que as mulheres devem ter chances iguais aos homens de serem eleitas, revela uma pesquisa recente do Afrobarometer.

Por esmagadora maioria, os Cabo-verdianos também endossam a igualdade de gênero no emprego e na propriedade da terra, segundo a pesquisa.

Embora o Presidente José Maria Neves tenha dito que a face da pobreza e do desemprego em Cabo Verde continua essencialmente feminina, os inquiridos dizem que hoje as mulheres e os homens têm oportunidades iguais de conseguir um emprego remunerado e de possuir ou herdar terras.