Skip to content
News release

Os Cabo-verdianos elogiam os esforços do governo na resposta à COVID-19

5 Jun 2023 Cabo Verde
Download (Portuguese)
Comunicado de imprensa
Key findings
  • Um quarto (25%) dos Cabo-verdianos dizem que ele ou alguém em sua casa ficaram doentes ou testaram positivos ao COVID-19. Uma proporção semelhante (27%) afirmam que eles ou alguém em sua casa perdeu temporariamente ou permanentemente um emprego, negócio principal ou alguma fonte de rendimento (Figura 1).
  • Nove em cada 10 Cabo-verdianos (91%) afirmam ter recebido uma vacina contra COVID-19, enquanto 9% afirmam que não vacinaram (Figura 2).
  • Quatro em cada 10 (38%) afirmam ter recebido apoio do governo durante a pandemia, como alimentos, pagamentos em dinheiro, isenção de pagamentos de contas ou outra assistência que normalmente não recebiam antes da pandemia.
  • A grande maioria (86%) dos Cabo-verdianos são de opinião que o governo geriu “bem” ou “muito bem” as respostas à pandemia do COVID-19 (Figura 4).
  • Da mesma forma, a maioria também aprova os aspectos específicos da resposta, tal como garantir que as unidades de saúde tenham recursos adequados para responder à pandemia de COVID-19 (71%), garantir que as interrupções na educação das crianças sejam reduzidas ao mínimo (71%) e prestar assistência às famílias vulneráveis (66%) (Figura 5).

A esmagadora maioria dos Cabo-verdianos aprova a resposta do seu governo à pandemia de COVID-19, de acordo com o mais recente inquérito da Afrobarometer. A maioria também relata ter recebido uma vacina contra a COVID-19.

Cerca de um quarto dos Cabo-verdianos declaram que eles ou algum membro dentro do seu agregado familiar ficou doente ou testou positivo ao COVID-19. Uma proporção semelhante diz que alguém em sua casa perdeu uma importante fonte de renda devido à pandemia, enquanto cerca de quatro em cada 10 afirmam ter recebido assistência do governo durante a pandemia.

A Organização Mundial de Saúde declarou no passado dia 5 de Maio o fim da emergência global de saúde de COVID-19, realçando, no entanto, que o rebaixamento no alerta não significa que houve a declaração do fim do título de pandemia para a doença. Os casos acumulados em todo mundo chegam aos 765.222.932 e, o número de mortes quase sete milhões. Em Cabo Verde ocorreram 61.746 infecções e 414 mortes.