Skip to content
News release

Mesmo antes de COVID-19, muitos cabo-verdianos tinham dificuldades em ter acesso aos cuidados médicos, segundo uma nova pesquisa do Afrobarometer

18 Aug 2020 Cabo Verde
Download

Mesmo antes da crise do coronavírus, mais da metade dos cabo-verdianos que já tinham tido contato com instalações médicas públicas enfrentaram dificuldades em obter os cuidados médicos de que precisavam, conforme demonstra uma nova pesquisa do Afrobarometer.

Os cidadãos pobres e urbanos foram particularmente propensos em relatar dificuldades no acesso aos serviços de saúde. Além disso, um em cada três entrevistados assegura ter ficado sem a assistência médica necessária, pelo menos por uma vez durante o ano anterior.

Os entrevistados em dezembro passado, classificaram o sector da saúde como o terceiro problema mais importante que o Governo deveria resolver, atrás apenas do desemprego e da criminalidade/segurança. No entanto, muito poucos achavam nessa altura que o Governo estava fazendo um bom trabalho na melhoria dos serviços básicos de saúde.

Embora Cabo Verde tenha recebido elogios internacionais pela boa governança e desenvolvimento de infraestruturas para melhorar as condições de vida, este inquérito revela lacunas importantes no sistema de saúde do país.