Skip to content
News release

Aumentou o grau de confiança dos Cabo-verdianos nas instituições chaves, mostra o inquérito

6 Feb 2023 Cabo Verde
Download (Portuguese)
Comunicado de imprensa
Key findings
  • A confiança nas principais instituições em toda a linha aumentou mais de 10 pontos percentuais em relação a 2019 (Figura 1).
  • As Forças Armadas continuam a merecer a confiança da maioria dos Cabo- verdianos, posicionando-se mais uma vez na liderança entre todas as instituições inquiridas, com 74% a assumir que confiam razoavelmente/muito nesta instituição. O presidente da República surge na segunda posição (65%), seguido pelos líderes religiosos (64%). A CNE (61%), os tribunais judiciais/polícia (60%) e o primeiro ministro (57%) merecem confiança de mais de metade dos Cabo-verdianos. As instituições não eleitas continuam a dominar o quadro das instituições que os Cabo-verdianos mais confiam.
  • A confiança no primeiro ministro é maior entre os mais idosos (66%, contra 47% entre os jovens de até 25 anos). Os indivíduos na situação de pobreza extrema confiam menos (48%) do que aqueles sem pobreza vivida (57%) (Figura 2).
  • Aproximadamente sete em cada 10 Cabo-verdianos (72%) aprovam o desempenho do presidente da República no exercício das suas funções nos últimos 12 meses, um aumento de 9 pontos percentuais comparativamente a 2019. O primeiro ministro tabém é merecedor de aprovação de desempenho por parte de 60% dos Cabo- verdianos, um aumento de 20 pontos percentuais comparativamente a 2019. Os deputados foram avaliados positivamente por quase metade dos cidadãos (47%) e, por último, os deputados municipais, com 45% de aprovação (Figura 3).

Todas as instituições chaves conquistaram maior grau de confiança entre os cidadãos cabo-verdianos comparativamente a 2019, revela uma pesquisa recente do Afrobarometer.

As Forças Armadas continua na liderança na qualidade da instituição de maior confiança dos Cabo-verdianos, seguido pelo presidente da República e pelos líderes religiosos. A maioria também expressou confiança na comissão eleitoral, na polícia, nos tribunais e no primeiro ministro.

Os Cabo-verdianos residentes nas zonas rurais tendem a confiar mais nas instituições do que nas zonas urbanas. Ao mesmo tempo, regista-se um maior grau de confiança nas instituições no seio dos homens, comparativamente às mulheres, exceptuando-se no caso dos líderes religiosos que conseguem mais confiança entre as mulheres do que entre os homens.

Num momento em que o desempenho do governo e as decisões dos tribunais num caso mediático de um deputado da nação encontra-se sob escrutínio, a confiança que os Cabo-verdianos depositam nas instituições afigura-se reforçada, talvez refletindo o sucesso do governo e a colaboração de todas as instituições no combate à COVID-19 e a prestação da solidariedade junto dos mais vulneráveis.