Skip to content
News release

Aumenta a percepção da corrupção entre os Cabo-verdianos, mostra o inquérito

18 Jan 2023 Cabo Verde
Download (Portuguese)
Comunicado de imprensa
Key findings
  • Aumenta a percepção da corrupção entre os Cabo-verdianos, mostra o inquérito
  • Quase metade dos Cabo-verdianos (47%) é de opinião que o nível de corrupção aumentou/aumentou muito durante o ano passado, contra somente 11% que consideram que diminuiu um pouco/diminuiu muito (Figura 2).
  • Uma imensa maioria dos Cabo-verdianos (75%) entende que as pessoas comuns correm risco de retaliação ou de outras consequência negativas, caso relatem incidentes de corrupção. Registou um aumento na ordem de dez pontos percentuais relativamente ao ano de 2019. Essa percepção é elevada entre os indivíduos de ambos os sexos (76% entre as mulheres, contra 74% entre os homens) (Figura 3).
  • Menos de 3% dos Cabo-Verdianos affirmam ter pago nos últimos doze meses um suborno, doar um presente ou fazer um favor a um funcionário (de uma escola, de um hospital, da polícia ou de qualquer outro serviço público) para conseguir os serviços que precisava (Figura 4).

Todas as instituições inquiridas foram consideradas como sendo corruptas por pelo menos 20% dos Cabo-verdianos, indica uma pesquisa recente do Afrobarometer.

A percepção do aumento da corrupção é maior nas zonas urbanas (49%) comparativamente às zonas rurais (43%). A proporção dos críticos ao desempenho do governo no combate à corrupção é mais expressiva nas zonas urbanas do que nas rurais.

A corrupção afigura-se num tema pouco debatido e escrutinado no espaço público a nível nacional, exceptuando-se nos períodos eleitorais em que faz parte da agenda dos diferentes partidos políticos. A sua pouca discussão pública e a ausência de condenações por parte dos tribunais judiciais dos atos de corrupção ao nível da administração pública local e central encontram-se na contramão da percepção da população sobre este fenómeno social que pode contribuir para minar as bases das instituições democráticas.