- A maioria (57%) dos Angolanos diz que já pensou em mudar-se para outro país “um pouco” (11%), “de alguma forma” (8%) ou “muito” (38%) (Figura 1). o Os homens são mais propensos a considerar a possibilidade de emigrar do que as mulheres (60% vs. 54%), tal como os inquiridos mais escolarizados (72%-74%) em comparação com os inquiridos com menos escolarização (27%-44%) e os inquiridos economicamente mais favorecidos (62%) em comparação com os seus homólogos mais pobres (55%) (Figura 2). o Os residentes urbanos são duas vezes mais propensos do que os residentes rurais a considerar emigrar (70% vs. 34%), assim como os jovens em comparação com os que têm mais de 45 anos (66% vs. 32%). Os Angolanos empregados (66%) são mais propensos a considerar a mudança para outro país do que aqueles que não têm emprego (43%-60%). o Os residentes de Luanda (78%) e da Região Norte (65%) são mais susceptíveis de considerar a possibilidade de abandonar o país do que os residentes de outras áreas (Figura 3).
- Entre os que consideraram a possibilidade de emigrar, as razões mais frequentemente citadas são económicas: oportunidades de trabalho (37%), dificuldades económicas (22%) e pobreza (12%) (Figura 4).
- O destino mais popular para os potenciais emigrantes angolanos é a Europa (39%), seguida da América do Norte (21%), a África do Sul (10%) e outros países fora de África (10%) (Figura 5).
A maioria dos Angolanos já pensou em mudar-se para outro país para viver, segundo um novo inquérito do Afrobarometer.
Divulgada antes do Dia Internacional dos Migrantes (18 de dezembro), a análise mostra que o pensamento de emigrar é particularmente comum entre os Angolanos mais instruídos, os jovens, os cidadãos economicamente mais favorecidos, os residentes urbanos e os que têm emprego.
Entre os cidadãos que consideraram a ideia, a maioria cita as oportunidades de trabalho e as dificuldades económicas como as principais razões para o seu desejo de se mudar. A Europa é o destino preferido dos potenciais emigrantes, seguida da América do Norte e da África do Sul.
Contact
Language
Keywords
Countries
Regions