Skip to content
News release

A maioria dos Angolanos consideram que, nas suas comunidades, as crianças sofrem abusos ou violência física com alguma frequência, revelam os dados do Afrobarometer

6 Jul 2022 Angola
Download (Portuguese)
Comunicado de imprensa
Key findings
  • Mais de seis em cada 10 Angolanos (63%) dizem que o uso de violência física para disciplinar as crianças é “um pouco frequente” ou “muito frequente” nas suas comunidades (Figura 1).
  • A maioria (54%) dos Angolanos dizem que “nunca é justificável” que os pais disciplinem os seus filhos usando violência física. Cerca de um terço (32%) dizem que é “às vezes justificado” e 12% o veem como “sempre justificado” (Figura 3).
  • Mais de metade dos cidadãos (54%) relatam que o abuso e a negligência das crianças ocorrem “com alguma frequência” (32%) ou “muito frequentemente” (22%) nas suas comunidades (Figura 5).

A maioria dos Angolanos dizem que os adultos da sua comunidade usam, frequentemente, a força física para disciplinar os seus filhos, embora mais de metade dos cidadãos acredite que esta prática nunca se justifica, de acordo com o recente inquérito do Afrobarometer.

A maioria também relatam que o abuso infantil e a negligência são comuns em suas comunidades. Essa visão é particularmente comum em áreas urbanas e entre cidadãos mais instruídos.

Essas dados contrastam com o objetivo do governo de “prevenir e combater a violência contra crianças” como parte dos 11 compromissos de bem-estar infantil adotados em 2007 e atualizados em 2017.