Skip to content
News release

A confiança dos Angolanos na Comissão Nacional Eleitoral (CNE) atingiu novo nível mais baixo, indicam os dados do Afrobarometer

22 Apr 2022 Angola
Download (Portuguese)
Comunicado de imprensa
Key findings
  • Apenas um em cada cinco Angolanos (21%) disseram confiar “de alguma forma” ou “muito” na CNE, menos 6% comparativamente a 2019 (Figura 1).
  • O nível de confiança é relativamente maior entre os homens (25% vs 17% das mulheres) e entre os respondentes adultos (34% dos que possuem 46 anos e mais vs 17% a 19% dos 18 aos 35 anos de idade) (Figura 2). Os cidadãos residentes nas zonas rurais (27%) também revelaram maior confiança do que os das zonas urbanas (18%). O mesmo acontece com os que possuem ensino primário ou sem educação formal (26% e 27%) comparativamente aos que possuem o ensino secundário ou universitário (17% e 19%). Apenas 14% dos residentes da província de Luanda afirmaram confiar na CNE.
  • Cerca de metade (48%) dos Angolanos afirmaram que a CNE actua de forma neutra, enquanto perto de um terço (32%) consideram que ela favorece um grupo particular (Figura 3).
  • A percepção sobre a actuação neutra da CNE aumenta com o nível de educação dos respondentes, passando de 37% daqueles sem educação formal para 56% dos que possuem o ensino universitário (Figura 4).

No momento em que Angola se aproxima das eleições gGerais de Agosto de 2022, apenas um em cada cinco cidadãos afirmaram confiar na Comissão Nacional Eleitoral, revelam os novos dados do inquérito do Afrobarometer.

Enquanto cerca de metade dos Angolanos afirma que a CNE actua de forma neutra, a confiança na Instituição gestora do processo eleitoral decaiu do nível mais baixo registo há três anos.

Angola realizará as quartas eleições gerais em Agosto de 2022. As primeiras três eleições, vencidas pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) por maioria qualificada, foram marcadas por suspeitas de fraude eleitoral, com a actuação da CNE no centro das suspeitas.