Perda generalizada de confiança nas instituições em Cabo Verde

Governance

Os cabo-verdianos mostram-se menos confiantes nas suas instituições. Praticamente metade (49%) declararam que confiam nas instituições, o que indica uma perda de dez pontos percentuais, comparativamente aos dados divulgados em 2011.

Todas as instituições foram afetadas pela perda de confiança por parte dos cidadãos, desde a Presidência da República, passando pela Assembleia Nacional, o Primeiro Ministro, os eleitos locais, os partidos políticos na oposição, o PAICV, sendo este último o que registou
a maior queda em termos de confiança entre as instituições eleitas. Esta perda de confiança atinge tanto as instituições eleitas como as não eleitas. No entanto, constata-se que a perda de confiança é mais acentuada entre as instituições eleitas. A instituição militar e os tribunais continuam a merecer os níveis de confiança mais elevados.

É generalizada a percepção dos cidadãos de que os políticos colocam na prioridade das suas agendas a resolução dos seus problemas em detrimento dos da população.

Download the full press release